noticias805 Seja bem vindo ao nosso site Omega Noticias!

Brasil

OPERAÇÃO - Liberta 63 mulheres prisioneiras nas próprias casas

Com ajuda policial, uma colombiana e uma acreana conseguiram voltar para o país e estado de origem

Publicada em 01/04/23 às 11:16h - 14915 visualizações

Omega Noticias/Reporter MT


Compartilhe
Compartilhar a noticia OPERAÇÃO - Liberta 63 mulheres prisioneiras nas próprias casas  Compartilhar a noticia OPERAÇÃO - Liberta 63 mulheres prisioneiras nas próprias casas  Compartilhar a noticia OPERAÇÃO - Liberta 63 mulheres prisioneiras nas próprias casas

Link da Notícia:

OPERAÇÃO - Liberta 63 mulheres prisioneiras nas próprias casas
 (Foto: Omega Noticias/Reporter MT)

Durante um mês da Operação Átria, uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em todo o País, 63 mulheres foram libertadas em Mato Grosso de situação de cárcere privado e maus tratos. Uma vítima era uma colombiana que foi atendida e encaminhada ao país de origem e outra brasileira conseguiu retornar ao Acre.

Ao todo, foram atendidas 1.536 mulheres vítimas de violência e 322 pessoas foram presas por delitos no âmbito da violência doméstica e sexual e contra a vida no Estado.

Também por meio da ação policial, 33 vítimas solicitaram às delegacias da Polícia Civil a retirada de pertences de suas próprias casas e foram encaminhadas para acolhimento em casas de amparo ou para residências de familiares.

A Operação Átria foi executada pelas Polícias Civis nas 27 unidades da federação, de 27 de fevereiro a 28 de março. Nesse período, foram cumpridos, em Mato Grosso, 192 mandados judiciais de prisões temporárias e preventivas, além de busca e apreensão contra investigados por crimes de violência doméstica, sexual e contra a vida.

Os números foram apresentados em coletiva à imprensa pelas delegadas Mariell Antonini, da Delegacia da Mulher de Várzea Grande; Jannira Laranjeira, coordenadora do Plantão da Mulher de Cuiabá, e Jozirlethe Magalhães Criveletto, da Delegacia da Mulher de Cuiabá.

A Polícia Civil de Mato Grosso instaurou, em um período de um mês, 668 inquéritos para apurar crimes de violência contra a mulher. Além disso, foram concluídos 879 inquéritos policiais para apurar inúmeros registros de crimes contra mulheres, adolescentes e crianças e outros 2.066 estão em andamento nas Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher e também nas unidades municipais.

As equipes policiais também apuraram 315 denúncias e realizaram atendimentos às vítimas.

Ações de prevenção à violência

Foram realizadas 124 ações pedagógicas da operação, em 86 municípios do estado, com palestras, rodas de conversa, orientações e panfletagens que abrangeram público de escolas, empresas, aldeia indígena e comunidade quilombola.

Em dados enviados pela Secretaria de Segurança Publica do Estado de Mato Grosso (Sesp-MT), o número de ocorrências de tentativa de homicídio diminuiram 31% nesses ultimos dois meses, janeiro e fevereiro, totalizando 33 casos, em relação ao mesmo período do ano passado quando foram registrados 44 casos. Porém o número de denúncias de importunação sexual tem aumentado neste mesmo período, de 41 ocorrências no ano passado para 51 esse ano, um aumento de 24%. 

De acordo com a Lei Maria da Penha, a violência doméstica e familiar é caracterizada como toda forma de violência praticada no âmbito familiar ou em razão de qualquer relação íntima de afeto e parentesco, em que o agressor conviva ou tenha convivido com a vítima. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (69)98404-8777

Copyright (c) 2024 - Omega Noticias